Rua Olavo Dias de Castro, 200E adm@adevosc.org.br 4933118892

Quem Somos

Vídeo Institucional 

HISTÓRIA DA ADEVOSC

A Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina- ADEVOSC  foi fundada em 16 de outubro de 1993, a partir de organização e  iniciativa de um grupo de pessoas cegas, com o apoio da comunidade Chapecoense, na perspectiva de oferecer serviços de habilitação e reabilitação nas mais diversas áreas às pessoas com deficiência visual de Chapecó e região Oeste de Santa Catarina.

A ADEVOSC – Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina, é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade promover, organizar e incluir as pessoas com deficiência visual na família e na sociedade, mediante o desenvolvimento de serviços de prevenção, habilitação e reabilitação sem qualquer distinção.

Em seus 25 anos de atuação, a ADEVOSC, já passou por vários locais, inicialmente locados pela prefeitura municipal de Chapecó. Após muitos anos de trabalho em busca da sede própria, no ano de 2010, foi construída parcialmente a estrutura física da sede situada no bairro Passo dos Fortes – Chapecó/SC. Em terreno cedido por concessão de uso pela prefeitura Municipal de Chapecó, conforme termo de cessão Nº 007/2007, com 2.381,00 m2. A construção da sede ocorreu em meio a muitas dificuldades, mas a necessidade de estar em espaço maior e próprio fez com que a mudança para o novo local ocorresse mesmo com a obra parcialmente concluída.

Hoje a entidade está neste espaço, com área construída de 532m² dividida em dois pavimentos com salas distribuídas conforme a logística do espaço. Há ainda no mesmo terreno uma uma casa, também utilizada para os atendimentos. Hoje, o espaço físico já está pequeno considerando a demanda existente.

      A gestão da ADEVOSC é realizada por uma diretoria composta de Presidente e Vice-presidente eleitos pelos usuários, em conformidade com o Estatuto, sendo os demais membros indicados. Essa diretoria, com apoio de Profissionais cedidos pela Prefeitura Municipal de Chapecó, formam o setor Administrativo da Entidade que é responsável por todas as ações que ocorrem na Entidade, assim como pela busca de parcerias, convênios, voluntariado e de ações visando aproximar e atender a Comunidade em geral.
   A entidade tem cadastrados hoje, 110 usuários do deficiência visual (cegos e de baixa visão), sendo que 85 frequentam regularmente os serviços oferecidos pela Instituição e os demais conforme demandas e necessidades específicas.
Os programas de atendimento educacional, assistencial, previdenciário da entidade, destina-se às pessoas com deficiência visual independente da sua idade, cor, raça, com redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e a após a melhor correção óptica. Conforme previsto no decreto nº 5296 de 2 de dezembro de 2004 no artigo 5º, parágrafo 1º, inciso I, alínea C.
    A área total de abrangência da ADEVOSC compreende todos os municípios da região Oeste de Santa Catarina (em torno de 130 municípios). No momento atendemos de forma direta usuários residentes em Chapecó e dos municípios de: Xanxerê, Caibi, Pinhalzinho, Quilombo, Coronel Freitas, Irani, Itá, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, São José do Cedro, Guaraciaba, Herval do Oeste e indiretamente aos demais municípios que solicitam orientações em relação a educação de pessoas com deficiência visual.
      A entidade tem seu horário de atendimento ao público das 7:00 às 19:00, servindo 3 refeições diariamente. A maioria dos usuários permanecem o dia todo na Entidade, sendo que há usuários que frequentam em dias específicos conforme as suas necessidades e/ou atendimentos.
Para a manutenção da Entidade a mesma conta com parcerias, convênios e colaboração dos próprios usuários e da comunidade.
     A ADEVOSC atua na defesa de direitos das pessoas com deficiência visual. Entende-se que, acima de tudo, esta é uma questão de direitos humanos e, portanto a preocupação é constante, no sentido de que as pessoas com deficiência visual possam cada vez mais exercer seus direitos, e, igualmente sendo também cumpridoras de seus deveres enquanto cidadãos.