Rua Olavo Dias de Castro, 200E adm@adevosc.org.br 4933118892

ATIVIDADES CAESP

CAESP – Centro de Atendimento Especializado

É Mantido pela ADEVOSC através de convenio com a Fundação Catarinense de Educação Especial  -FCEE,  a partir  da cedência de professores  com atuação nas áreas de: Sistema Braille; Cálculos Soroban; Orientação e Mobilidade; Informática; Preparação para o Mercado de Trabalho; Convivência, Escrita Cursiva;  Estimulação visual; Estimulação Multissensorial; Artes; Atividades de vida autônoma e Educação Física.

 

AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO CAESP 

 

INFORMÁTICA

Possibilitar aos usuários o acesso á informática contribuindo para sua autonomia, resgatando a história da associação em comemoração aos seus 25 anos.

#PraTodosVerem: De costas em primeiro plano aparece um  usuário sentado e ao seu lado a professora, em segundo plano sobre a mesa há um computador.

 

ATIVIDADES OCUPACIONAIS

Oferecer aos usuários atividades diferenciadas destacando a comemoração dos 25 anos da ADEVOSC, bem como a importância da instituição frete a sociedade.

#PraTodosVerem: Ao redor de uma mesa sentados estão usuários e professora confeccionando trabalhos manuais.

ARTES

Oportunizar aos usuários o desenvolvimento das habilidades e competências artísticas, de forma concreta bem como, através do conhecimento da historia da arte.

#PraTodosVerem: Foto na sala de Artes onde em primeiro plano há parte de uma mesa, em segundo plano da esquerda para direita ao redor da mesa, usuária sentada com placas de papel machê em mãos, professora em pé, usuário sentado lixando cerâmica.

ATIVIDADES DE VIDA AUTÔNOMAS – AVAS

Oferecer atividades essenciais refentes ao cotidiano dos usuários, para que no decorrer dos encontros possam desenvolver sua autonomia plena.

#PraTodosVerem: Montagem com duas fotos de usuário colocando lençol em uma cama.

 

ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PRÉ-BENGALA 

Oferecer aos usuários o conhecimento das técnicas/prática do programa de orientação e mobilidade buscando sua maior autonomia independência, no que diz respeito ao locomover-se e orientar-se de maneira segura, exercendo o direito de ir e vir.

#PraTodosVerem: Montagem com duas fotos mostrando técnica do guia vidente, do lado esquerdo menino cego com a mão no ombro de uma menina menor que ele, do lado direito adolescente segurando no cotovelo de uma mulher um pouco maior.

 

GRAFIA BRAILLE

Proporcionar aos usuários do CAESP, atividades que desenvolvam habilidades e conhecimento sobre a grafia do sistema braille.

#PraTodosVerem: Montagem com duas fotos, onde na de cima aparecem ao redor de uma mesa dois usuários com reglete, punção e folha em mãos e a professora. Na foto de baixo aparece em foco mãos manuseando punção sobre reglete e folha.

 

CÁLCULO SOROBAN

Apresentar as técnica de cálculos, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do estudo da matemática no ensino comum, bem como na vida diária.

#PraTodosVerem: Foto focando nas mãos de duas pessoas com o soroban sobre uma mesa.

 

ESCRITA EM TINTA/ESTIMULAÇÃO VISUAL

Contribuir para que os Usuários adquiram sua assinatura, capacitando-os para exercer sua cidadania plena.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Possibilitar aos usuários vivencias, experiencias e aprendizagens que melhorem sua vida familiar e social, possibilitando o conhecimento de seus próprio corpo.

#PraTodosVerem: Na primeira foto um aluno praticando ginastica, e na segunda foto ao redor de uma mesa professor e usuária jogam jogo da velha adaptado.

 

ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL

Oferecer estimulação multissensorial de forma lúdica e prazerosa, utilizando os sentidos remanescentes e resíduo visual, tendo em vista o desenvolvimento global da criança com deficiência visual, relacionando as atividades com a temática dos 25 anos de historia da ADEVOSC.

#PraTodosVerem: Usuária pintando com pincel macarrões dispostos em palitos sobre uma base de isopor.